Wind Magnet – Plano de negócios

Visão Geral.

Com uma porposta de enfoque retrô, aproveitando o momento favorável para este estilo já instalado no consciente coletivo, Wind Magnet se direciona a um nicho crescente de jogadores buscando visuais clássicos, aliados a elementos de gameplay tanto tradicionais como inovadores.

Público alvo: jogadores de 20 a 45 anos, hardcore e semi-casuais

Gênero: indie, adventure com visão aérea (gráficos em pixel-art estilo 16-BIT)

Plataformas: PC (Windows, Linux, OSX), possível exploração de plataformas móveis.

Modelo de distribuição: Venda de jogo finalizado através de plataformas de distribuição online (Steam, itch.io), possível campanha de early access ou uso de plataformas alternativas como Patreon.

Diferencial: Profundas raízes retrô evidenciadas na apresentação audiovisual, aliadas a temas contemporâneos e mecânicas de jogo  intuitivas e agradáveis, através da narrativa e gameplay bem dosados.

Objetivo deste plano: Angariar parceria na forma de publisher ou investidores.

Palávras chave: indie, pixel art, adventure

Nicho de mercado.

Da exploração do mercado indie e cases de sucesso

Com plataformas cada vez mais aberta aos desenvolvedores independentes, o nicho indie, explorado amplamente em PCs, passando também pelo mobile, assim como consoles de mesa, torna a denominação nicho ultrapassada. O fato agora é que vivemos em uma geração de jogadores de diferentes idades, acostumados a propostas diversas, não mais exigindo apenas o tradicional triple A.

O motivo acima enfatiza que, embora Wind Magnet seja criado pensando em agradar principalmente um público que vai de 20 a 45 anos, de jogadores hardcore até semi-casuais, há considerável intersecção com todas as áreas, gêneros, idades e contextos sociais.

Cases de sucesso podem ser citados aos montes, com destaque para: Cave Story, Fez, todos os jogos da Orange Pixel, Shovel Knight, Undertale. Para mais exemplos acesse a lista de jogos semelhantes no Steam.

Relação com o jogador (usuário final)

A partir dos primeiros alphas jogáveis – estágio atual – inicia-se uma aproximação com jogadores em potencial através da presença em redes sociais e eventos da área.

Redes de nichos mais específicos, como Reddit, instagram, pinterest, serão o foco principal da equipe, visto que esta entende que tal presença aproxima mais as partes envolvidas – desenvolvedores e jogadores. Outras plataformas mais tradicionais são também consideradas.

O desenvolvimento – já iniciado – se dá em etapas, possivelmente apresentadas na forma de episódios, ao longo das quais a interação social com os jogadores influenciará detalhes específicos do jogo finalizado, fazendo com que a própria vontade de influenciar a criação sirva de ponto de entrada aos jogadores desde cedo.

O site oficial do jogo deve servir como hub entre as diferentes plataformas online, podendo haver um fórum próprio, ou mesmo um subreddit, a depender do feedback recebido.

Recursos

Wind Magnet é desenvolvido por um diminuto grupo independente, cujos recursos humanos se resumem a três pessoas, responsáveis pelas áreas artísticas (áudio e gráficos), técnicas (programação) e um esforço conjunto para gerenciar a presença virtual e demais trâmites relativos à atividade.

Cada peça que compõe o jogo completo é propriedade intelectual de algum dos três integrantes, devidamente registrada nos órgãos competentes. Havendo excessão, se tratará de peça encomendada especificamente para o jogo, acompanhada da devida licença de uso.

Custos

Arcados até então pelo próprio bolso dos desenvolvedores, os custos se dividem em:

Desenvolvimento – O valor investido em desenvolvimento (leia-se salário de cada desenvolvedor) é diretamente proporcional a quão breve se dá este período

Marketing – Maior parcela dos custos, a devida campanha de marketing é vital para a repercussão desejada.

Distribuição – Custos pós produção, por se darem após encerrado o período de desenvolvimento e, deduzidos diretamente do valor alcançado através das plataformas de distribuição online (renda deduzida na fonte).

NOTA: Wind Magnet é desenvolvido em plataformas 100% livres e de código aberto, colaborando assim para um ecossistema mais seguro e ético, com a vantagem agregada de mitigar custos com softwares proprietários (engines, sistemas operacionais, programas para produção audiovisual etc). Servidores para a distribuição já estão quantificados no quesito “distribuição”.

Valores para finalização do projeto

Atualmente em estágio de desenvolvimento alpha, estima-se um investimento remanescente na casa dos 15 a 40 mil reais, a depender de como estes investimentos se darão. O espaçamento entre aportes de verbas, seja este diretamente do bolso dos desenvolvedores, ou através de uma publisher, patrocínios/parcerias, campanhas de financiamento coletivo, etc. é a principal variável a ser considerada, influenciando diretamente o tempo de desenvolvimento.

O momento é de busca de parcerias para benefício mútuo, motivo da participação especificamente no evento BIG Festival de 2018.

Retorno do investimento

Não se tratando de um jogo freemium ou por assinatura, Wind Magnet terá seu retorno de investimento dado através de sua venda unitária, sendo cada linceça do jogo comercializada a um valor acessível, compatível com os padrões do mercado indie.

Há até o momento um valor já investido pelos desenvolvedores, a ser somado com o restante. Considerando-se a devida campanha de marketing, a estimativa de retorno do investimento pode ser definida de forma conservadora na casa de um ano, a exemplo de diferentes títulos na mesma área.

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